JASON ROBERTS, FUNDADOR DO “BETTER BLOCK”, VAI ESTAR EM PORTUGAL

By ZOOM SMART CITIES Feb 20, 2017

É arrojado, provocativo, atrevido ao ponto de perguntar às comunidades: “vocês têm um sonho?”.

JASON ROBERTS, FUNDADOR DO “BETTER BLOCK”, VAI ESTAR EM PORTUGAL

Se a resposta for positiva, Jason Roberts e a sua equipa do projecto “Better Block” fazem magia. Transformam zonas, ruas ou bairros, degradados ou descuidados, em novos nichos repletos de criatividade, arte, cultura, alegria, vida. Jason Roberts vai “trazer” este reconhecido projecto internacional de Place Making a Portugal. Quando? No ZOOM Smart Cities, o evento português das cidades inteligentes, nos dias 7 e 8 de Junho.

Olhar para a degradação física e até social de um lugar, para a escuridão e para a sujidade, para a tristeza, e pensar em como transformar esse espaço em algo atractivo, acolhedor, motivador, inspirador. Este é o desafio que Jason Roberts e a sua equipa do projecto internacional de “Place Making” colocam às comunidades, aos dirigentes, aos estrategas e urbanistas. É preciso pensar, deixar fluir a criatividade e a inspiração, mas é preciso saber fazer, saber fazer bem, quase sempre com poucos recursos financeiros, mas com o imprescindível envolvimento e ajuda da comunidade, de forma arrojada, mas sustentável.

Esta filosofia de intervenção urbana tem subjacente o diálogo, a proximidade, o saber ouvir e conseguir ir ao encontro da realização do sonho. Mas também a capacidade de gerar novas dinâmicas sociais, culturais e até económicas. Um espaço mais atractivo e humanizado é um espaço mais frequentado e movimentado, onde mais facilmente se podem implementar com sucesso novos projectos de desenvolvimento.

Através do projecto “Better Block”, Jason Roberts tornou-se uma referência mundial e é actualmente convidado para partilhar o seu conhecimento, experiência e visão criativa das cidades por todo o mundo. O especialista vai estar também na abertura do ZOOM Smart Cities, no dia 7 de Junho, em Lisboa.

Quem também já confirmou a presença no ZOOM Smart Cities foi Pilar Conesa, CEO da empresa responsável pela organização do Smart City Expo World Congress, de Barcelona. Pilar Conesa é pioneira na abordagem da temática das smart cities, tendo acompanhado, a par e passo, cada evolução de que o próprio conceito tem beneficiado, posicionando-se sempre na linha da frente, promovendo a discussão, o diálogo e a partilha de caminhos com inteligência. Lançou o maior e mais importante evento internacional de smart cities em Barcelona.

Para partilhar experiências e conhecimento, o ZOOM Smart Cities conta também com Frans-Anton Vermast - Strategy Advisor Low Carbon & Connected Urban Policies at Amsterdam Smart City. Ele é um especialista na busca de oportunidades que tornem as cidades em lugares mais humanizados, onde seja agradável viver e trabalhar. Mas Frans-Anton não vem apenas mostrar o que de bom se tem feito em Amesterdão, vai também partilhar as piores práticas e lições aprendidas, com o intuito de prevenir outras cidades para não cometerem os mesmos erros.

Em 2016, o ZOOM Smart Cities contou com a presença de diversas personalidades ligadas ao mundo da comunicação, política, diplomacia, governo, cidades, investigação e empresas. Nomes como Saskia Sassen, Rob Adams, Xiajing Huang, Carl Piva, Fernando Alvim, Joe Dignan, Andrew Collinge, Ina Homeier, e outros. Em 2017, o ZOOM Smart Cities quer-se afirmar como “o evento português das cidades inteligentes”.

Publicação original