Tandem Innovation

By Luis Bravo Martins Jan 19, 2017

Lugar onde ideias de negócio podem tornar-se «aumentadas» e crescer, crescer a sério e de forma sustentada.

Tandem Innovation

A Tandem Innovation é uma spinoff da IT People Innovation que aposta e investe em inovação, potenciando a criação de soluções-produto de Realidade Aumentada para mercados verticais como o Imobiliário, Turismo, Desporto e Manutenção Industrial.

BigAR - Augmented Reality for Big Data

Percurso: de uma ideia até à TSCG 

1) Covilhã, fevereiro 2015

No âmbito da IT People Innovation é lançado o repto para apresentar ideias de negócio, tendo já em vista a criação da Tandem Innovation como incubadora de novas apostas no ramo da Realidade Aumentada.

Reconhecimento de imagens através de Realidade Aumentada é um dos elementos principais da ideia apresentada pelo Tiago Pereira, que consiste em criar um augmented reader para cartas de do jogo Magic: The Gathering (MTG). O objetivo inicial do Tiago era criar uma forma mais rápida e fácil de registrar e criar um inventário as cartas MTG para acelerar o processo de vendas destas cartas na respetiva plataforma de vendas.

Porquê?

Sumariamente: existem milhares de cartas Magic: The Gathering que estão disponíveis em 11 línguas. Estas cartas têm representado uma fonte crescente de receita para a Hasbro, a comunidade de jogadores de MTG organiza mais 600 000 torneios a nível mundial, sendo que a troca, compra e venda de cartas gera receitas avolumadas.

Existem plataformas de vendas especializadas para as cartas MTG que facilitam o contacto entre quem disponibiliza cartas para venda e quem as procura comprar. No entanto, para vender as cartas é necessário realizar o registo individual de cada carta. Este processo é demorado, visto que tinha de ser feito manualmente e às vezes tendo como base centenas ou milhares de cartas.

Foi aqui que o Tiago viu uma oportunidade.

Após apresentar a sua ideia e protótipo, que obteve o interesse da administração da IT People, surge o desafio seguinte: criar um plano de negócio para esta ideia. 

Esta fase inicial envolveu o desenvolvimento de estudos de mercado e levantamento de todos os elementos que seriam necessários para avançar com o desenvolvimento desta ideia. Novas possibilidades começaram a ser debatidas com o input técnico dos responsáveis da IT People, e começou a ganhar forma o produto MTG Augmented Reader. O objetivo nesta primeira fase passou por criar uma solução mobile, com capacidade para reconhecimento massivo de imagens, com um propósito simples: «testar as águas».

Estes esforços culminaram numa proposta que foi aceite pela administração e iniciou-se a segunda fase: o desenvolvimento.

2) Covilhã, maio 2015

Iniciou-se o desenvolvimento técnico da app MTG Augmented Reader, para o sistema operativo iOS, que viu a sua primeira versão publicada na App Store da Apple no dia 11 de setembro de 2015 – apenas 4 meses mais tarde.

Lançada a aplicação: como é que o mercado reagiu à app MTG Augmented Reader? A resposta foi avassaladoramente positiva.

Havia mercado, havia interesse por parte dos jogadores, compradores e vendedores de cartas e até sugestões de mais serviços que a app poderia providenciar!

3) Lisboa, dezembro 2015

Avançou-se então para a criação de uma segunda versão da app, agora com objetivos mais ambiciosos: criar uma app móvel com capacidade para o reconhecimento massivo de imagens, organização dos baralhos de cartas, disponibilização de tradução instantânea de cartas noutros idiomas, disponibilização de preços de cada carta e tendências de valorização/desvalorização de cada carta bem como a disponibilização de instruções de jogo para cada carta.

Esta nova versão exigiu também um renaming, visto que as suas funcionalidades estendem-se para além do que o nome anterior indicava.

Surge o MTG Manager.

O MTG Manager é já um pleno produto, capaz de gerar receita através da disponibilização de compras in-app para aceder a serviços mais completos.

A segunda versão MTG Manager foi publicada e ficou disponível para download na App Store da Apple no dia 1 de abril de 2016. O desenvolvimento da nova versão envolveu um maior envolvimento da equipa de suporte da IT People, a nível técnico, de marketing, de design e desenvolvimento web.

O MTG Manager tornou-se rapidamente capaz de gerar receitas, neste momento com mais de 5 000 utilizadores, sendo cerca de 700 destes utilizadores clientes com compras in-app que variam entre 5$ e 50$.

4) Lisboa, novembro 2016

Porquê ficar apenas por aqui?

Com a app MTG Manager a manter um percurso muito positivo estão criadas as condições para a criação da empresa TSCG, cujo foco passa a ser a criação de ferramentas e serviços mobile e web para imagens 2D.

BigAR é o motor de Realidade Aumentada que está na base da app MTG Manager, capaz de fazer a leitura de um grande volume de informação (200.000+ elementos) num dispositivo móvel. O objetivo é agora aplicar este motor a outros nichos de mercados de colecionáveis, tais como Pokemon TCG, Yu-gi-oh, Vanguard, Warcraft, entre vários outros.

Mas não fica por aqui, a TSCG tem capacidade e ambição de ir para além dos colecionáveis: qualquer imagem 2D pode ser reconhecida com base nesta tecnologia. As possibilidades são infinitas: capas de livros, cartões de visita, quadros e telas artísticas, fotos, entre muitos outros exemplos.  

Para a TSCG isto é apenas o começo. A Realidade Aumentada não tem limites!