Um americano em Lisboa

By Made of Lisboa Jun 15, 2018

Apresentamos o Jayme, o nosso novo estagiário!

Um americano em Lisboa

Este mês no Made of Lisboa damos as boas vindas a um novo estagiário que vem dos EUA, chama-se Jayme e vai ficar connosco até o fim de Julho. O Jayme vai fazer uma série de entrevistas com alguns das startups, pessoas e empresas da comunidade Made of Lisboa. Como introdução desta série, falámos com o Jayme para vos apresentar o nosso novo membro.

Olá Jayme!

Olá Made of Lisboa Team! Estou muito entusiasmado por falar com vocês!

Nós também estamos entusiasmados! Agora, a primeira pergunta é: Conta-nos de onde vens?

Vocês já sabem que eu sou americano, especificamente sou do estado de Indiana. Eu cresci numa cidade de 450.000 pessoas que se chama Fort Wayne, situada na esquina noroeste do meu estado.

Quais são algumas curiosidades de Indiana que nos podes contar?

Hmmm…O meu estado não é muito importante como Califórnia ou Nova Iorque, mas existem alguns factos interessantes sobre Indiana. Por exemplo, O Michael Jackson vem de Indiana e os Jackson 5 tem uma canção que se chama ‘Goin’ Back To Indiana’. Uma pessoa de Indiana chama-se Hoosier, também outro nome para Indiana é o Hoosier State, mas ninguém sabe porquê. O nosso desporto favorito é o basquetebol, somos muito apaixonados pelos nossos equipas universitárias e pela equipa de NBA: The Pacers.

Onde é o que estudaste?

Eu estudei na Indiana University, a maior universidade pública em Indiana. Eu estudei literatura hispânica e português.

Então, já falavas português antes de chegar a Lisboa?

Sim!

Desde quando é que cá estás?

Eu cheguei a Lisboa em Setembro de 2017.

E porque é que escolheste Lisboa?

Decidi vir para Lisboa porque eu queria melhorar o meu português e Lisboa é uma cidade com muita diversidade, com uma cultura muito rica. Além disso, Lisboa dá-me oportunidades para desenvolver as minhas capacidades profissionais, sendo uma cidade importante na cena mundial.

O que te chamou a atenção no Made of Lisboa?

Sendo uma pessoa “internacional” que fala a língua local, eu acho que um projeto como Made of Lisboa é perfeito para mim. Made of Lisboa reúne pessoas de vários países, algumas que falam português e algumas que falam inglês por isso eu sinto-me muito em casa a usar duas das minhas línguas. Além disso, eu gosto de aprender sobre as tecnologias e os produtos novos que fazem as startups. Acho que a comunidade aqui é super interessante e estou a aprender muitas coisas novas. Por exemplo, eu não sabia o que era uma incubadora ou um fablab antes de trabalhar no Made of Lisboa.

A passar tanto tempo aqui em Lisboa, o que gostas de fazer na cidade?

Hmmm….Eu adoro passear no Chiado e na Baixa, eu passo muitas horas na livraria da FNAC de lá. Mas o meu bairro favorito é o Príncipe Real, tem lojas lindas e jardins impecáveis. Também estou muito agradecido que os filmes aqui em Portugal sejam legendados em vez de dobrados — vou muito ao cinema! É tão conveniente que a maioria dos filmes seja na minha língua nativa. Mas uma vez vi um filme em espanhol com legendas portuguesas e foi uma experiencia desconcertante.  

O que queres fazer com tua série de entrevistas?

Eu quero trazer a minha curiosidade de aprender mais sobre o ambiente das startups que existe cá em Lisboa. Também quero ver a diversidade da comunidade em termos dos produtos, empresas, pessoas e nacionalidades. Espero que minhas entrevistas possam inspirar a curiosidade dos leitores também.

Se alguém quiser falar contigo, como conseguiria isso?

Pode contactar-me pelo meu perfil do LinkedIn aqui ou para este email.