Women4Climate Tech Challenge: um desafio em Lisboa

Oct 16, 2019

Esta edição do Women4Climate Tech Challenge vai selecionar propostas, de equipas lideradas por mulheres, inovadoras e capazes de reduzir o impacto ambiental.

Women4Climate Tech Challenge: um desafio em Lisboa


Lisboa vai participar na segunda edição do Women4Climate Tech Challenge , concurso internacional que procura soluções inovadoras, propostas por empresas ou equipas lideradas por mulheres, que comprovadamente reduzam o impacto ambiental da cidade. A proposta vencedora irá poder experimentar a solução em Lisboa.

C40 e Women4Climate?

C40, a rede de liderança climática das grandes cidade, pretende combater as alterações climáticas à escala das metrópoles - e Lisboa aderiu recentemente, tendo já assumido vários compromissos ambiciosos como o recente Novo Pacto Verde Global  (Global Green New Deal), reconhecendo a existência de uma emergência climática global.

Das cidades C40 nasceu o Women4Climate - rede de mulheres pelas alterações climáticas, e que pretende empoderar e inspirar a próxima geração de líderes climáticas a nível mundial, através de ações como o Tech Challenge ou o programa de mentoria - e chamando a atenção para o papel-chave das mulheres no ativismo climático nas cidades.

Como funciona o Women4Climate Tech Challenge?

Em Lisboa, os temas deste Tech Challenge são 'Healthy Public Buildings' e 'Green & Healthier Streets' - e as mulheres (investigadoras, empreendedoras, profissionais, ativistas ou  entusiastas de melhor gestão ambiental nas cidades, ...) estão convidadas a pensar em novas soluções que diminuam o impacto ambiental nestas áreas. 

As inovadoras e empreendedoras escolhidas como finalistas serão elegíveis para receber financiamento ou suporte técnico da C40 a parceiros, além de acesso a aceleração e implementação/experimentação nas cidades. O apoio da C40 será desenhado individualmente para cada proposta, em colaboração estreita com o município de Lisboa, e vai depender do nível de desenvolvimento da ideia ou projeto e as suas necessidades, que podem ser de aceleração, incubação, espaços, projeto de experimentação, ou outras.

Além de Lisboa, as cidades que vão desafiar a inovação climática são Estocolmo, Lisboa, Los Angeles e Tel Aviv. 

As candidaturas podem vir de qualquer canto do mundo, mas será apenas um projeto a ser escolhido para usar Lisboa como palco de teste. Terão que ser escritas e apresentadas em inglês.

Candidaturas abertas!

As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro - aqui.

Os termos de referência deste concurso estão disponíveis aqui (APPLICATIONS GUIDELINES) e aqui (TERMS AND CONDITIOS). E mais informações aqui, na página Tech Challenge 2020.

Para ajudarmos com qualquer dúvida, apoio, desabafo - estamos em weare@madeoflisboa.com