Anunciadas as 10 finalistas do Women4Climate Tech Challenge

Mar 20, 2020

A segunda edição desta competição comemora a inovação e as soluções tecnológicas para mudanças climáticas lideradas por mulheres.

Anunciadas as 10 finalistas do  Women4Climate Tech Challenge
Photo by Jude Beck on Unsplash

Já sabemos quem são as dez finalistas da segunda edição do  Women4Climate Tech Challenge da C40 - e representam diversas e inspiradas soluções tecnológicas inovadoras para a crise climática global das metrópoles mundiais. Entre as soluções propostas, encontram-se janelas inteligentes que escurecem sozinhas, reduzindo o consumo de energia em edifícios, ou um tecido externo completamente novo para reduzir as temperaturas urbanas diante do aquecimento global, por exemplo. 

O Women4ClimateTech Challenge é uma competição internacional criada para empoderar mulheres a liderarem ações climáticas por meio da inovação técnica. Patrocinado pelo Grupo VELUX, o desafio promove a diversidade e a inclusão nos setores de tecnologia, inovação e ambiente. A competição também proporciona aos projetos, liderados e idealizados por mulheres, uma oportunidade para serem testados nas cidades participantes.

As finalistas e os seus projetos são:

· Johana Sanabria (Bogotá, Colômbia) - Agua Urbana

· Meiling Gao & Vivian Bi (Califórnia, EUA) - Clarity

· Elizabeth Ledesma & Monica Pulido (Cidade do México, México) - Ecolocal Market

· Cristina Mota Capitao & Rosário Sommer (Lisboa, Portugal) - Generosa

· Doris Sung & Karen Sabath (Los Angeles, EUA) - InVert™ Self-Shading Windows

· Anai Green, (Tel Aviv, Israel) - Lumiweave

· Lorena Gordillo Dagallier (Cambridge, Reino Unido) - Open-seneca

· Yael Arbel (Tel Aviv) - ReTake

· Marquidia Pacheco (Cidade do México, México) - The Fourth State of Matter

· Natalia Mykhaylova (Toronto, Canadá) - WeavAir

Quatro vencedoras do Women4Climate Tech Challenge serão selecionadas por um painel composto pelos presidentes dos municípios envolvidos e por representantes de outras entidades ligadas às cidades. A sessão com os pitchs finais irá decorrer em Lisboa, em data a anunciar.

As vencedoras receberão apoio financeiro e técnico para implementarem seus projetos, e irão acompanhar a sua implementação em Lisboa, Los Angeles, Estocolmo e Tel Aviv. 

“Quando as mulheres têm a oportunidade de inovar, inventar e liderar, as nossas economias, famílias e meio ambiente tornam-se melhores”, declarou o presidente do C40 e Presidente do município de Los Angeles, Eric Garcetti. “O Women4Climate Tech Challenge coloca o poder de salvar nosso planeta nas mãos das mulheres — trazendo soluções ousadas para as nossas cidades e colocando-as na vanguarda dos nossos esforços globais para combater a crise climática.”

“A emergência climática pede que as cidades e as mentes inovadoras deem as mãos e se unam. Embora tenhamos que enfrentar desafios antigos e novos de diferentes maneiras, as nossas ideias criativas e inovadoras são a chave para o sucesso”, refere o Presidente da CML, Fernando Medina. “O Women4Climate Tech Challenge cria respostas para os problemas quotidianos das cidades, e faz isso empoderando mulheres num mundo onde estas são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, mas ainda têm pouca representatividade nos processos de tomada de decisão. Aguardamos ansiosamente pela sessão de apresentação das finalistas em Lisboa, em maio, e para adotarmos um projeto liderado por mulheres, que nos ajudará a dar o exemplo nas ações pela emergência climática.”

Ron Huldai, o presidente da câmara de Tel Aviv, referiu: “O Women4Climate TEch Challenge junta três assuntos importantes do nosso plano municipal: o meio ambiente, o empreendedorismo das mulheres e a promoção da inovação. Portanto, estamos empolgados em dar continuidade a esse programa de sucesso que combina os três aspectos.”

“Estou ansiosa para ver a apresentação das finalistas nessa próxima fase decisiva do TEch Challenge. Será interessante ver como elas lidam com as ações climáticas em edifícios, nas ruas e em cidades, por meio de soluções inovadoras.” Ingrid Reumert, vice-presidente de Comunicação Global, Sustentabilidade e Assuntos Públicos do Grupo VELUX e membro do júri de especialistas do Tech Challenge.

As mulheres têm um papel central a desempenhar na condução de ações climáticas para transformar cidades e comunidades em locais sustentáveis para se viver, e a liderança e participação delas nas ações climáticas vai além da política. Na primeira edição doWomen4Climate Tech Challenge, duas jovens empreendedoras da área de tecnologia, Elodie Grimoin (Paris) e Inna Braverman (Tel Aviv), venceram a competição. As vencedoras receberam apoio e aceleração da C40 e dos seus parceiros durante a fase de experimentação em Paris e Tel Aviv. The Urban Lab, da Paris&Co, em Paris, e The Platform: Urban Innovation Center, em Tel Aviv, apoiaram o lançamento do projeto vencedor nessas cidades.

O objetivo maior do Tech Challenge é potenciar soluções climáticas revolucionárias e criar oportunidades para que os projetos vencedores passem para outras cidades da C40.

Frequentemente, as mulheres são desproporcionalmente impactadas pelas mudanças climáticas, mas também provaram ser das mais fortes defensoras das ações em todo o mundo. Responsáveis dos municípios, empreendedoras e líderes das várias áreas têm conduzido esforços por meio de ações climáticas significativas, e estão a conduzir cidades, empresas e ONGs em direção a soluções sustentáveis e duradouras.

A iniciativa Women4Climate, originalmente inaugurada em 2017 pela ex-presidente do C40 e prefeita de Paris, Anne Hidalgo, busca promover a liderança feminina nas ações climáticas das principais cidades do mundo. Por meio do Tech Challenge, a C40 traz a iniciativa da Women4Climate e do seu bem-sucedido programa de mentoria à comunidade de inovações, incentivando ações que ajudarão as cidades a enfrentar as mudanças climáticas com impactos mensuráveis.

Este programa de mentoria tem, aliás, as inscrições abertas em Lisboa, uma das cidade que respondeu a mais este desafio da rede C40: women4climate.lisboa.pt

A 2.ª edição do Desafio de Tecnologia Women4Climate foi inaugurada em outubro de 2019, na Conferência Mundial de Mayors da C40, em Copenhaga. Para mais informações sobre o Women4Climate, explore o site.