As pequenas empresas precisam de Marketing Digital?

Jul 8, 2020

Quer saber onde o seu cliente está? Como melhorar o posicionamento no Google? Em quais redes sociais o seu negócio deve estar?

As pequenas empresas precisam de Marketing Digital?
Photo by John Schnobrich on Unsplash

Ao contrário das grandes e médias empresas, os pequenos negócios habitualmente não têm ao dispor uma vasta equipa, dificultando a criação de novos processos de trabalho e comunicação do negócio em canais digitais, principalmente quando os seus concorrentes ou contexto de mercado assim o “exigem”. Exemplo disso é o ambiente criado pela pandemia do Covid19, responsável pela re-adaptação do modelo de negócio e processos de trabalho de diversas organizações.

Por exemplo, uma oficina de carros à partida desenvolve naturalmente a sua função principal - arranjar carros - sem necessitar de ferramentas de Marketing Digital, porém pode melhorar em muito os seus processos em torno do seu principal compromisso - manter o cliente satisfeito e fidelizado.

Neste exemplo em concreto as ferramentas digitais podem ser muito úteis no pré e pós serviço, nomeadamente quando o cliente procura por uma oficina em canais de comunicação online e posteriormente, através de um bom serviço pós venda, muito importante para fidelizar clientes a médio e longo prazo numa vasta gama de setores.

Para encontrar o seu negócio online é crucial estar registado no Google My Business, possibilitando a apresentação do seu negócio em todas as plataformas da Google, como por exemplo o imprescindível Google Maps, responsável pelo mapeamento da localização do seu negócio ou Google Ads, ferramenta importantíssima para promover o seu website ou conteúdo no motor de busca da Google.

Google My Business

Para facilitar a pesquisa online por parte do cliente, existem processos de SEO - Search Engine Optimization (veja o seu ranking aqui), com o intuito de colocar o seu serviço, produto ou conteúdos o mais bem posicionado possível nos motores de busca.

Porém, nada é mais importante do que o conteúdo, sendo necessário procurar ir ao encontro das necessidades e dúvidas reais do consumidor. “Afinal o que procuram os meus clientes?” Caso tenha presente a resposta na sua mente, aproveite para escrever ou produzir um conteúdo audiovisual sobre a mesma e assim, ser encontrado no Google por este conteúdo.

Neilpatel - Ferramenta para SEO

Comunicar nas redes sociais surge então como fator quase obrigatório quando falamos em comunicação online, contudo quantidade não é qualidade e não precisamos de estar em todas as plataformas. Mais importante do que estar no Instagram, Facebook, LinkedIn ou Twitter, é estar presente onde estão os seus consumidores, com conteúdos adequados a cada uma das plataformas.

Concluindo, não é uma obrigação estar na Internet ou nas redes sociais, mas sim estar onde os seus clientes estão, procurando ir ao encontro dos principais protagonistas do seu negócio. Quantidade não é qualidade, e estar presente em todas as redes sociais não vai aumentar o fluxo de negócio por si só. Procure ativamente conhecer o seu público alvo o melhor possível, nada é mais importante do que isso.

Quer saber onde o seu cliente está? Como melhorar o posicionamento no Google? Em quais redes sociais o seu negócio deve ou não estar presente e como aumentar o tráfego de negócios online?

Mercado Made of Lisboa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Zaask. Uma plataforma que junta os desafios das empresas ou instituições às competências e soluções do ecossistema empreendedor de Lisboa. Aqui encontra uma lista de profissionais dispostos a prestar um serviço personalizado e adequado às necessidades reais da sua empresa.

Veja no link abaixo tudo que precisa saber sobre Marketing Digital e encontre os melhores profissionais para auxiliá-lo!

Link: https://bit.ly/2ZIokeI