Startup Jobs: há startups a contratar e uma nova plataforma onde as encontrar

Sep 2, 2020

A startupjobs tem como objetivo de ajudar empresas nacionais a preencher novas posições de emprego mais facilmente e colmatar o desemprego gerado pela pandemia.

Startup Jobs: há startups a contratar e uma nova plataforma onde as encontrar

A Startup Jobs surge da vontade de dois empreendedores de promoverem um encontro entre startups à procura de talento e talento em busca de oportunidades, no âmbito de um contexto pandémico imprevisível. A plataforma, sem custos para pessoas ou empresas, dispõe de forma simples e acessível as vagas disponíveis nas tecnológicas que estão a recrutar em Portugal e conta já com o apoio de parceiros impulsionadores do ecossistema português de empreendedorismo como a Made of Lisboa, Startup Lisboa, a Bright Pixel, a Olisipo Way, o ImpactHub Lisboa, a Canopy Portugal, o Founders Founders e a Acredita Portugal.

Perante o desemprego de vários colegas de profissão e amigos, Malik Piara detetou a necessidade de haver uma plataforma agregadora e imediata das ofertas do mercado e desafiou Bernardo Neuville a criarem-na, remotamente, a partir de casa. Apesar de a pandemia ter afetado centenas de startups, outras conseguiram estabilizar ou até prosperar neste ambiente turbulento e procuram aumentar a sua equipa. A iniciativa está disponível, de momento, apenas para o mercado português e a divulgação é feita através dos parceiros institucionais e das diferentes comunidades tecnológicas já existentes.

“O recrutamento em tecnologia em Portugal tem sido um tema com bastante destaque nos últimos anos, pois existia uma grande procura por programadores talentosos e uma oferta que começava a escassear. Com a pandemia, esta realidade alterou-se um pouco e viu-se um abrandamento no ritmo de novas contratações e alguns despedimentos. Assim, quisemos apoiar quem se viu nesta situação, ao criar um sistema agregador, que ainda não existia até à data, ao contrário do que acontece em ecossistemas mais desenvolvidos, onde as pessoas pudessem ir para encontrar novas oportunidades”, explicam Malik Piara, fundador da Upframe, startup que ajuda novos fundadores a encontrar e a marcar chamadas com mentores na indústria em menos de 1 minuto, e Bernardo Neuville, engenheiro de customer success na Usercentrics.

Malik Piara, fundador da Upframe


O objetivo é que esta plataforma torne a procura de oportunidades na área da inovação e da tecnologia mais fácil, “mitigando os efeitos negativos gerados pela crise e elevando o nosso ecossistema a um novo nível”, acrescenta.

Os criadores da plataforma pretendem continuar a desenvolver a solução de forma a integrar, no futuro, outras iniciativas promovidas pelas organizações fundadoras, tais como programas de aceleração, com vista a impulsionar o crescimento do ecossistema.

Atualmente, a Startup Jobs está organizada em categorias - design, marketing, business development e developer - e apresenta oportunidades em empresas como a Ydata, Infraspeak, EatTasty, Loggi, Talkdesk, entre outras.