Digitaliza Já: projeto comunitário tech para ajudar o pequeno e médio empresário português

Oct 21, 2020

Iniciativa Digitaliza Já! propõe-se a acelerar a transformação de PMEs, que representam 99% das empresas nacionais.

Digitaliza Já: projeto comunitário tech para ajudar o pequeno e médio empresário português

Empresas de tecnologia, associações e instituições públicas unem esforços para digitalizar empresas portuguesas, apoiando na procura de novos clientes em plena pandemia. Iniciativa decorre durante o mês de Outubro.

Arrancou no passado dia 19 de Outubro o Digitaliza Já!, um programa de transformação digital que visa acelerar o processo de pequenas e médias empresas que representam 99% dos negócios nacionais (fonte: Eurostat). A iniciativa, de acesso totalmente gratuito, envolve esforços de grandes tecnológicas como a Google, Airbnb, Zomato e OLX, startups e scale ups como a Zaask e SheerMe, e entidades como Câmara de Lisboa / Made of Lisboa, Startup Portugal, Agência Nacional de Inovação, Turismo de Portugal, Secretaria de Estado para a Transição Digital, IAPMEI, NEST, entre diversas outras entidades e associações setoriais.

A iniciativa funcionará em três etapas: começando na avaliação, passando a um diagnóstico do nível de digitalização da empresa, e terminando com mentoria para acelerar o seu processo e acesso a benefícios específicos para cada entidade, como por exemplo o acesso a anúncios gratuitos nas plataformas. As inscrições estão abertas a partir do dia 18.

“Esta iniciativa assume uma importância reforçada no atual contexto de recurso intensivo ao teletrabalho e de redução de vistas às lojas físicas, uma vez que 73% das vendas dos pequenos e médios negócios ainda acontecem por meios não digitais e apenas 20% das PMEs utilizam ferramentas de e-commerce”, diz André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para Transição Digital.

Para o desenvolvimento deste projeto, a Câmara de Lisboa / Made of Lisboa entrevistou 15 responsáveis de estabelecimentos comerciais de vários setores, concluindo-se que muitos dos investimentos em transformação digital não são feitos de forma eficaz. A “Digitaliza Já!”, através do diagnóstico e com o apoio dos parceiros envolvidos, identificará quais as plataformas certas para a divulgação de cada negócio e facilitará o acesso a novos clientes através dos benefícios associados à iniciativa.

A “Digitaliza Já!” tem alcance nacional é apoiada por diversas entidades e associações, como a Acredita Portugal, ANI, ATL (Turismo de Lisboa), IAPMEI, Câmara Municipal de Lisboa / Made of Lisboa, NEST - Centro de Inovação do Turismo, Secretaria de Estado para a Transição Digital, Startup Lisboa, Startup Portugal, Turismo Portugal, UA Incubator e UACS. Para mais informações e acesso aos benefícios, aceda ao site: digitalizaja.pt.

Mais informações:

Pack com informações sobre os benefícios

Pack com dados gerais sobre digitalização e sobre pequenas e médias empresas

Pack com informações do setor e com algumas quote das empresas

Informaçõe sobre “Diretos” com donos de negócios

Para qualquer outra dúvida: weare@madeoflisboa.com