Mulheres Inspiradoras. 3 Empreendedoras que deves conhecer

Mar 8, 2021

No Dia das Mulheres, a Made of Lisboa recolheu o testemunho de 3 empreendedoras portuguesas.

Mulheres Inspiradoras. 3 Empreendedoras que deves conhecer

Há várias mulheres que contribuem diariamente para o sucesso da sua organização. Empreender e inovar não têm género, contudo ainda é visível a predominância de homens quando falamos de cargos de chefia.

O caminho na luta pela igualdade de oportunidades é longo, porém a tendência é que esta desigualdade venha a diminuir no futuro.

Nos últimos anos Portugal tem assistido ao nascimento de inúmeros projetos, nos quais diversas mulheres têm assumido o papel principal. Recentemente, assistimos à entrada de Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, na lista das 50 mulheres mais influentes nas startups europeias e à premiação da Boutique Hotel Operator, empresa comandada por Margarida Almeida, nos óscares do turismo mundial. Além disso, não nos cansamos de partilhar o sucesso de Daniela Braga e da sua DefinedCrowd.

No âmbito das áreas de inovação e tecnologia, diversos programas de empoderamento e capacitação têm surgido nos últimos anos, com destaque para o Women 4 Climate e Portuguese Women in Tech.

Atualmente, Portugal está entre os dez países que obtiveram pontuação máxima no índice Mulheres, Negócios e Lei, de acordo com um relatório sobre inclusão económica divulgado pelo Banco Mundial. Isto significa que em Portugal a igualdade em termos de acesso está garantida na Lei. Mas ainda está longe de ser aproveitada e encarada da mesma forma. Os exemplos são muitos, um pouco por (quase) todas as empresas. Veja-se os conselhos de administração das grandes empresas, por exemplo. Veja-se a percentagem de founders e líderes de startups tecnológicas, por exemplo. Vejam-se os painéis de comentadores em debates e programas televisivos.

Mas também há quem avance e inspire.

A propósito da celebração do Dia Internacional das Mulheres, recolhemos 3 testemunhos, na primeira pessoa, de mulheres que fazem diariamente a diferença nas suas organizações, com o objetivo de inspirar todas as empreendedoras a continuarem a fazer a diferença.

Ivnna Jahate - The Wedding Wonderland

Joana Dias da Cunha - Fair Bazaar

Leonor Freitas - Casa Ermelinda Freitas