BlaBlaCar e Ironhack juntam-se para oferecer bolsas de 490 mil euros para potenciar a educação tecnológica

By Raquel Nascimento Jan 29, 2021

Existem 315 bolsas para cursos de Desenvolvimento Web, UX / UI Design, Data Analytics e Cibersecurity. Esta parceria visa democratizar o ensino

BlaBlaCar e Ironhack juntam-se para oferecer bolsas de 490 mil euros para potenciar a educação tecnológica

Num mundo cada vez mais digital, a BlaBlaCar e a Ironhack, escola internacional especializada em bootcamps da área tech, uniram sinergias para potenciar a educação tecnológica da sociedade, através de um extenso programa de bolsas, para a comunidade da BlaBlaCar em Portugal e em Espanha. Com um total de 490 mil euros, o programa irá permitir que os candidatos selecionados desenvolvam competências digitais de forma prática e com foco no mercado de trabalho.

Mais de 6 milhões de utilizadores da plataforma de boleias dos dois países poderá solicitar uma das 315 bolsas de estudo, para os cursos de Web Development, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersecurity da escola Ironhack. Os cursos podem realizar-se em regime de full-time, durante 9 semanas, em regime de part-time, durante 24 semanas, de forma presencial no Campus de Lisboa ou de forma remota.

O programa inclui três tipos de bolsas distintas, uma que cobre 100% do valor de 6.000€ do curso presencial e do valor de 7.500€ do modelo remoto e outra que cobre 50%, sendo que o restante valor do programa será dividido em várias bolsas que cobrem 20%. Quem usa a BlaBlaCar em Portugal e em Espanha pode inscrever-se até dia 8 de fevereiro. Após o prazo, a Ironhack avaliará as candidaturas e com base numa prova e numa entrevista, onde se têm em conta critérios sociais, serão selecionados os 315 alunos.

“Consideramos que a parceria com a BlaBlaCar é uma enorme mais valia, sobretudo com a pandemia que estamos a viver. Através destas bolsas, queremos continuar a lutar para tornar o ensino em tecnologia mais acessível a todos, principalmente num momento em que tantas pessoas estão sem emprego devido aos efeitos da COVID-19. Em conjunto com a BlaBlaCar, vamos assim conseguir dar a mais pessoas a possibilidade de ganharem conhecimentos numa área que está em constante crescimento ou até de mudar de carreira, uma vez que os nossos alunos têm backgrounds em áreas muito diferentes”, afirma Munique Martins, responsável pelo campus da Ironhack de Lisboa.

Segundo Florent Bannwarth, diretor de operações da BlaBlaCar para Espanha e Portugal, “este acordo proporciona tanto em Espanha como em Portugal uma grande oportunidade de construção de carreira para quem ficou desempregado ou está a pensar em mudar de rumo. Na verdade, graças à tecnologia e ao nosso algoritmo de smart stops, estamos a conectar cidades que se não fosse a plataforma não teriam conexão com outros pontos. Por isso, a formação em competências digitais é uma mais-valia que todos devemos perseguir, tanto empresas como colaboradores, para continuar a construir e a melhorar a sociedade de amanhã.”

Desde que chegou a Portugal, em 2018, a Ironhack formou mais de 300 alunos com a realização de 24 bootcamps tecnológicos. Cerca de 89% dos alunos formados estão empregados após seis meses, o que revela uma alta taxa de inserção no mercado de trabalho. A nível mundial, a escola já formou 7.000 pessoas.